Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2011

Principais Conceitos - Unidades 01

A construção histórica da idéia de raça

    O capítulo retrata como se deu a origem de vários temas polêmicos ainda descritos na sociedade atual, assim destacando para o surgimento do racismo e a importância do entendimento sobre como raça é um conceito carregado de ideologia e que esconde uma relação de poder e de denominação.
   A explicação para o racismo atual pode ser entendido por intermédio da sobrevivência e persistência de idéias do homem sobre os animais e estabelece critérios de humanidade a partir da racionalidade e não da presença de alma. A partir das diversidades de aparência e de clima explica-se a diferença de povos. A escravidão era uma instituição largamente conhecida e praticada na história. Ainda assim nas concepções bíblicas de superioridade racial, bem como a disputa entre poligenismo e monogenismo, que tinha sua fonte inicial no debate sobre as escrituras, orientariam sobre a origem das raças até o final do século XIX.
    A origem da humanidade se deu a partir de vários lugares de forma independente dando origens a várias espécies humanas. A miscigenação ajudou na construção de raça e na combinação de elementos trazidos por cada raça a partir de cruzamentos entre elas, seja uma linha de cor binária ou por intermédio das muitas variações de cor, origem, raças, gêneros etc.
    A busca de origens e uma forma de legitimizar uma nação, o étnico enquanto origem comum de um povo se confunde com o racial, no sentido de perceber a origem como uma ‘’natureza’’ da nação.
     A teoria Dawinismo, busca explicar o desenvolvimento das espécies por meio da seleção natural, da herança genética e da adaptação ao meio ambiente, assim as espécies predominantes deixavam mais descendentes, e defendiam a idéia de que o progresso humano tem como a hierarquia racial, sem misturas assim permitindo a integração de um grande sistema de pensamentos prevalecentes no século XIX.
      No século XX o conceito de raça como forma de explicar as diferenças entre pessoas e grupos humanos foi sendo esvaziado na comunidade antropológica em prol de outro conceito que a partir daí ganhou importância crescente que é a cultura. Assim através do percurso histórico sobre as noções de raça pode se concluir que sem os processos históricos ocorrido em várias décadas e países não poderia se ter um ponto fixo sobre a teoria racial e que a discussão da história é fundamental , porque está relacionada com a reflexão sobre as mudanças culturais . O grupo étnico passou a ser definido como fruto de um processo classificatório e relacional, por meio do qual um grupo social se distingue de outros a partir de traços historicamente construídos.

Bibliografia:
Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPP – GeR: módulo III/ Unidade 03. Orgs. Maria Luiza Heliborn, Leila Araújo, Andreia Barreto. Rio de Janeiro; CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário