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domingo, 11 de dezembro de 2011

Metade da população brasileira vive com R$ 375 por mês, segundo o Censo

Acesse o link http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/metade-da-populacao-brasileira-vive-com-r-375-por-mes-segundo-o-censo/1698928/ e assista o vídeo que divulga pesquisa realizada pelo IBGE acerca das desigualdades de renda no Brasil. O vídeo destaca particularidades relativas a mulheres e negros.

PROJETO AFRICANIDADE

Na Educação Infantil é necessário desde cedo, dá condições e possibilidades às crianças de reflexão e atitudes positivas na sua própria identidade e as suas singularidades. Portanto propor um projeto que aborde preconceito e à discriminação racial é uma forma de refletir sobre a interação social e seus valores, permitindo que as crianças convivam com as diferenças e compreendam as relações raciais. A escola por ser um espaço social está aberta a diversidade e deve abordar de uma forma lúdica  dando oportunidades para que as crianças possam lidar com as emoções e reorganizem seus pensamentos através do faz de conta. 

Neste sentido, o Projeto Africanidade, desenvolvido na Rede Infantil de Ensino do Município de Alto Rio Novo, objetivou valorizar a diversidade; combater o Bulliying racial nos diversos espaços da escola; desenvolver auto-estima sobre suas características físicas; Refletir sobre questões: amor, egoísmo e até a questão das nossas raças; Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade; Respeitar as características de etnia; Usar os conhecimentos construídos na escola em situações do seu cotidiano e apreciar atos de leitura como fonte de conhecimento.

O Projeto foi desenvolvido a partir das seguintes ações:

·     Levantamento de conhecimentos prévios
·      Leitura do livro A Bonequinha Preta de Alaíde Lisboa de Oliveira
·   Tecidos para confecção da bonequinha nas cores: feltro preto, vermelho com bolinhas brancas, feltro vermelho, lã preta e olho preto.
·         Apresentar para o grupo a bonequinha preta
·         Produção de texto coletivo
·         Confecção de mural
·         Registros através de desenho
·         Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem,
·      Utilizar a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
·         Dramatizar a história da Bonequinha Preta
·      Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto,
·      Montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim.
· Comemorar o aniversário da Bonequinha Preta com a presença dos Pais ou responsáveis.
  • Apresentar  musicas e danças.
  • Fazer um livro de visitas.
















Principais conceitos unidade 02


O Percurso do conceito de raça no campo de relações raciais no Brasil

A presente unidade vem abordar o tema relacionado à raça, seu surgimento tanto no Brasil como no mundo, como esse conceito de raça era e é visto no nosso país, que surge no Brasil desde a colonização, onde pessoas negras foram feitos de escravos por parte da população branca a qual era considerada superiores aos mesmos.
Analisa o conceito de raça que surge no século XVI a qual era utilizado para identificar um grupo ou categoria de pessoas ligadas por uma origem comum, mas no final do século XVIII para o século XIX os grupos raciais passaram a ser entendidos como realidades totalmente distintas e hierarquizadas. O conceito de raça passou a significar superioridade de um grupo sobre outro, ou seja, os brancos sendo superiores aos negros.
Enfatiza ainda a questão da abolição da escravatura nos anos de 1888 através da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, sendo nessa época o Brasil constituído em sua maioria por negros, mestiços, escravizados, além dos libertos, passando a ser dotados de direitos e deveres, e a compor a população brasileira, sendo assim o país passou a ser visto com o futuro comprometido fadado ao fracasso devido á composição racial de nossa população (GPP – GeR,p.03). E com o fim da escravidão os escravos libertos não tiveram nenhum tipo de auxilio para que pudessem exercer um trabalho assalariado sendo substituída pela mão – de – obra assalariada dos imigrantes europeus que vieram para o país. Apartir daí observa que houve um favorecimento da imigração de europeus para o Brasil afim de que pudesse haver um embranquecimento da população para que o país fosse considerado majotariamente de brancos. Assim muitos negros libertos saíram do campo e foram para as cidades sendo que uma grande parte vivia em condições de subempregos.
 No século XIX e no inicio do século XX surge o conceito de democracia racial, a qual exportava a idéia de que no país havia uma harmonia racial onde as pessoas tinham uma convivência pacifica e igualitária livre de racismo, fazendo com que muitos negros quisessem morar aqui, onde podiam viver sem ter problemas e conflitos. Mas observa – se que a partir dos anos 1960 a realidade no Brasil onde negros eram dominados pelos brancos, sendo mostrado através de estudos, que a sociedade brasileira é sim um país racista.
Conforme apresentado na unidade observa – se que ao estudar a trajetória da história das desigualdades dos grupos de cor (preto, pardo, amarelo, indígena), percebe que uma geração tem passado a outra, o racismo e a discriminação de modo que tem feito perpetuar as desigualdades entre pretos e brancos, percebendo ainda que a história das relações raciais no Brasil é complexa, e que o racismo no país não é uma coisa nova, vem desde a colonização.

Referência Bibliográfica:
Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPP – GeR: módulo III/ Orgs. Maria Luiza Heliborn, Leila Araújo, Andreia Barreto. Rio de Janeiro; CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010.