Sobre este conceito da Transição demográfica, que de acordo com Singer (1977), não é somente o aumento quantitativo da produção de bens e serviços, mas este processo associado ao aumento qualitativo da divisão social do trabalho com melhoria do bem-estar da população, pesquisas realizadas pelo IBGE demonstram que a sobrevida feminina é maior, sendo que os homens estão inseridos em faixas elevadas de mortalidade, devido a homicídios e a acidentes de trânsito.
Dados do Ministério da Saúde (2009) revelam que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. De acordo com estes dados, os homens vivem em média, sete anos menos do que as mulheres e doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial têm maior incidência entre os homens.
Uma pesquisa feita com sociedades médicas brasileiras e conselhos de saúde (2008) mostrou que a população masculina não procura o serviço médico devido a barreiras culturais e revela um dado preocupante, de que a maioria dos homens somente procura o serviço médico quando a doença está avançada.
Desta forma, e percebendo-se a necessidade da articulação intersetorial no município a qual se situa o pólo de estudos, nosso grupo debateu, a partir do plano de ação sobre a necessidade de mobilizar a população masculina sobre a importância das práticas de saúde preventiva.
A proposta é que as equipes multidisciplinares que compõe o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e a Secretaria de Saúde realizem campanhas que abordem os temas doenças do coração, câncer de próstata e do pulmão, álcool X trânsito e prática de atividades físicas. As campanhas podem ser realizadas através de palestras, programas em rádios comunitárias e distribuição de panfletos informativos em locais estratégicos, como em campos de futebol e locais comumente freqüentados pela população masculina.
Referências Bibliográficas:
A Transição Demográfica e as Relações de Gênero. In Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça. Modulo 2. Unidade 3. Texto 3. Vitoria: UFES 2011.
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33061 Acesso em 04/10/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário