Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Palestras com grupos de mulheres marcam o “Outubro Rosa” no município de Alto Rio Novo.

   A campanha, promovida pela Secretaria de Saúde do Município objetiva estimular as mulheres de 50 anos a procurarem o serviço de saúde para a realização da mamografia. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (2011), o câncer de mama é uma doença muito grave, que no ano de 2010 levou a óbito 236 mulheres no Estado e a estimativa para esse ano é a elevação do número de casos para 820.

   Um dos maiores desafios da campanha é mostrar à população sobre a possibilidade de evitar grande parte dos cânceres, com a adoção de medidas simples,como o auto exame, consultas periódicas ao médico, realização da mamografia e do papanicolau e a adoção de novos hábitos, como manutenção de uma boa alimentação, prática de atividades físicas, evitar o fumo e o uso abusivo de bebida alcoólica. A prevenção e o diagnóstico precoce aumentam a expectativa de cura das doenças que acometem as mulheres.

   Realizada pelas Equipes de Saúde da Família, a campanha atingiu um grande número de mulheres que receberem orientações básicas sobre o câncer de mama. Segundo as enfermeiras organizadoras da ação, após a campanha houve um aumento significativo pela busca do exame papanicolau e de mamografia nos postos de saúde da rede municipal.

   A campanha coloriu-se e aderiu também à cor azul, buscando romper com o preconceito existente entre os homens, que gera a resistência pela procura de serviços de promoção e prevenção da saúde do homem.







Fonte:
Combate ao Câncer. Disponível em  <http://www.es.gov.br/site/noticias/show.aspx?noticiaId=99724754>. Acesso em 27 nov. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário