Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Algumas ações no enfrentamento da violência contra a mulher






Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

O Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher do Ministério Público do Espírito Santo foi criado pelo Ato nº 003/2009, de 24/06/2009, publicado no DOES de 25/06/2009, do Procurador-Geral de Justiça, Fernando Zardini Antonio.

Concebido para funcionar em conjunto com a Promotoria de Justiça da Defesa da Mulher de Vitória, o Núcleo vem atender à necessidade de ampliar, na instituição, a rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar.

A atuação do Ministério Público, contudo, não se atém à demanda judicial oriunda da matéria, buscando tão somente a punição do ofensor.

O Núcleo age, também e principalmente, no empoderamento da mulher ofendida e na adequação da conduta do infrator, instituindo grupos de trabalho e discussão com este objetivo.

O Núcleo atua, finalmente, no foco social de onde emergem os conflitos de violência doméstica, identificando os atores das redes familiar, comunitária, de justiça e a de atenção ou de serviços, para o desenvolvimento de um trabalho de conexão entre eles, contribuindo para o aumento do capital social da comunidade.

Por: Bruna Ramos e Rosiane Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário